Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

É obrigatório que conste o CID no atestado médico do empregado para abono das faltas?

As empresas e empregadores são obrigados a abonar as faltas dos empregados em razão de atestados médicos sem o CID?

Publicado por Adrianne Targa
há 3 anos

NÃO é obrigatório que conste o CID no atestado médico do empregado para ter o abono de suas faltas. Sendo assim, as empresas são obrigadas a abonar as faltas de atestados médicos sem o CID.

O entendimento majoritário no Tribunal Superior do Trabalho é no sentido de que as empresas NÃO devem exigir que consta o CID nos atestados médicos, uma vez que fere direito fundamental de intimidade do empregado.

Em contrapartida, muitas convenções coletivas preveem que o empregador só está obrigado a abonar faltas por atestado, caso o atestado médico tenha a indicação do CID. No entanto, o Tribunal Superior do Trabalho entende que as normas coletivas que disciplinam tal orientação são NULAS, por não respeitarem direito fundamental do empregado ao sigilo sobre sua saúde.

Mas, há uma exceção: quando o afastamento for superior a 15 dias (quando o empregado é encaminhado ao INSS), a presença do CID será OBRIGATÓRIA para que o empregado seja encaminhado para a perícia.

Tome nota da dica de hoje, pergunta recorrente no escritório.

  • Sobre o autorAdvogada trabalhista especialista em ações de acidente do trabalho.
  • Publicações16
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações95
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-obrigatorio-que-conste-o-cid-no-atestado-medico-do-empregado-para-abono-das-faltas/1152358309

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)